Aviso: na biblioteca de Jacinto não se aplicará o novo Acordo Ortográfico.

04 agosto 2010

Acordo entre a Biblioteca Central da Marinha e a Biblioteca Nacional de Portugal

«A BCM, que a partir de 1994 integrou o Arquivo Histórico (AH), encontra-se acessível na Web em http://www.marinha.pt/ e está instalada num edifício anexo ao conjunto do Mosteiro dos Jerónimos.
«A BCM é a sucessora da Biblioteca da Academia dos Guardas-Marinhas, e da Biblioteca da Escola Naval, criada por decreto de 1835 de D. Maria II "para difundir... as luzes... na Classe de Marinha do Estado".
«Os fundos da BCM têm várias proveniências, mas no caso dos mais antigos, é de salientar a importância dos recebidos das livrarias dos conventos das antigas Ordens religiosas, extintas no segundo quartel do século XIX, que versam, além de temas náuticos de muito interesse para o estudo dos descobrimentos e da expansão portuguesa no mundo, Literatura, Filosofia, Religião e História, obras clássicas e renascentistas portuguesas, italianas, espanholas, flamengas, alemãs e francesas em edições dos séculos XV a XVIII.
«O facto de desde meados do século XVII até 1910 ter pertencido ao mesmo departamento governamental, Secretaria de Estado primeiro e depois Ministério, a tutela da Marinha e do Ultramar, e desta biblioteca ser a que lhe dava apoio bibliográfico, deu origem à criação de um importante fundo sobre matérias ligadas ao Ultramar e administração ultramarina.
«A BCM, ao longo dos seus 175 anos, tem procurado adquirir as obras de maior significado sobre a Marinha e o mar editadas no país e muitas das estrangeiras mais relevantes, contando actualmente com cerca de 54.000 títulos.
«Importantes legados como os dos Almirantes Gago Coutinho e Teixeira da Mota, dos Comandantes Marques Esparteiro e Nunes Ribeiro e outros, muito vieram enriquecer o vasto património já existente na Biblioteca em matéria de história náutica e de descobrimentos. Dispõe também a BCM de uma considerável colecção de cartas e uma preciosa colecção de atlas.
«Por tudo isto, a Biblioteca Central da Marinha é um importante centro bibliográfico e documental para o estudo de temas de História dos Descobrimentos e Expansão, Ultramar, Marinha e Assuntos do Mar.
«A BCM é pública para livros do acervo geral e restrita aos investigadores credenciados para livros e documentos reservados. A Sala de Leitura da Biblioteca está aberta ao público, de segunda a sexta-feira, de manhã, das 9.30h às 12.30h, e de tarde, das 13.30h às 16.45h.
«O Arquivo Histórico (AH)O Arquivo Histórico da Marinha (AH) é um Departamento da Biblioteca Central da Marinha (BCM), responsável pela conservação da memória da Marinha, nas suas múltiplas actividades - pessoal, navios, organismos, infra-estruturas, e legislação - em áreas geográficas diversificadas, ao longo dos últimos 250 anos.
«As origens do Arquivo remontam ao ano de 1843, quando o Decreto de 15 de Fevereiro reorganizou a Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar e estabeleceu um arquivo a cargo de oficial ou amanuense.
«Os documentos mais antigos do AH remontam aos séculos XVII e XVIII, mas a documentação efectivamente expressiva em termos quantitativos corresponde à produzida nos séculos XIX e XX. Quanto à tipologia documental, esta é variada e altamente especializada, obviamente virada para a História Marítima, agrupando-se em documentação avulsa, códices, documentação encadernada, fotografias, cartografia e planos de navios, planos e desenhos de cartografia urbana.Através dos seus fundos, podem ser estudados temas tão diversificados como, por exemplo, a saúde e evolução da medicina, a alimentação, o desenvolvimento científico, novas tecnologias, construção naval, pescas, marinha mercante e de recreio, emigração, religião, relações internacionais, entre outros.A documentação do AH é ainda enriquecida através da custódia de arquivos particulares, recebidos por doação ou depósito, de militares da Marinha e dos seus descendentes, entre outros, “Alm. Sarmento Rodrigues”, “Moniz da Maia”, etc.
«O Arquivo Histórico possui também uma pequena biblioteca com cerca de 9.000 títulos que servem de apoio aos investigadores, destacando-se roteiros dos Séculos XVIII e XIX, legislação, manuais escolares, astronomia, etc.A Sala de Leitura do AH encontra-se aberta ao público em geral, de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 18h00, sendo possível requisitar documentação até às 16h30.»

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá!

Gostaria de divulgar no seu blog o evento: IV Jornada de Análise do Discurso “Leitura(s) no discurso e na Ciência da Informação”

Site: http://dfm.ffclrp.usp.br/jornadaad/?pagina=jad-introducao-pt

Obrigado,
Gustavo.